quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dicionário de Informática

TRABALHO DE INFORMATICA
ALUNO:HUGGO BARROS PORTUGAL N°15
9 ANO D

Browser

Meu conceito: Software utilizado para navegar pela Internet.

Conceito formal: um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas HTML, que estão hospedadas num servidor Web.

Utilização: é um programa que permite a seus usuários a interagirem com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da internet (URL ou URI).
O navegador, tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns, Os navegadores mais recentes têm a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência, como por exemplo FTP, HTTPS.

Aplicação: faz o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.

Driver

Meu conceito: Programa que controla os dispositivos existentes no computador, como placa de som, placa de vídeo, CD-ROM, etc.

Conceito formal: software que permite ao sistema operacional usar as funcionalidades de um dispositivo.

Utilização: aceitar requerimetos abstratos do software independente de dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo

Aplicação: fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas 
de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, etc...). O Sistema Operacional de sua máquina recebe as instruções contidas no driver, as processa e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware

Host

Conceito formal: Computador central que controla e armazena programas e dados utilizados por outros computadores conectados a uma rede.

Meu Conceito: Um computador que “controla” os outros na mesma rede.

Aplicação: Aplicado para ser um computador central em uma rede, muito usado em LAN Houses e empresas.
Utilidade: Controlar e armazenar programas e dados de outros computadores em uma rede

MSN

Meu Conceito: O MSN é um mensageiro instantâneo.

Conceito Formal: A Rede Microsoft de Serviços ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos, onde o principal é a troca de mensagens instantâneas pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet.

Utilização: É um programa de mensagens instantâneas via Internet que foi desenvolvido para possibilitar que usuários de sistemas operacionais entrem em contato.

Aplicação: Ele atua em qualquer sistema operacional e serve para trocar mensagem de maneira instantânea.

WinZip

Meu conceito: É um compactador de arquivos que reduz o tamanho do arquivo

Conceito formal: É um dos mais populares programas de compactação utilizados pelos usuários da plataforma windows.

Aplicação: Ele é um software proprietário desenvolvido, com a finalidade de 
compactar arquivos para o formato zip . Também faz a descompactação de vários outros formatos, além do zip.

Utilidade: Compactar arquivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário