quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Dicionário de Informática

TRABALHO DE INFORMATICA
ALUNO:HUGGO BARROS PORTUGAL N°15
9 ANO D

Browser

Meu conceito: Software utilizado para navegar pela Internet.

Conceito formal: um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas HTML, que estão hospedadas num servidor Web.

Utilização: é um programa que permite a seus usuários a interagirem com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da internet (URL ou URI).
O navegador, tem a capacidade de ler vários tipos de arquivo/ficheiros, sendo nativo o processamento dos mais comuns, Os navegadores mais recentes têm a capacidade de trabalhar também com vários outros protocolos de transferência, como por exemplo FTP, HTTPS.

Aplicação: faz o pedido de um determinado conteúdo da Web, e providenciar a exibição do mesmo. Geralmente, quando o processamento do ficheiro não é possível através do mesmo, este apenas transfere o ficheiro localmente. Quando se trata de texto e/ou imagens bitmaps, o navegador tenta exibir o conteúdo.

Driver

Meu conceito: Programa que controla os dispositivos existentes no computador, como placa de som, placa de vídeo, CD-ROM, etc.

Conceito formal: software que permite ao sistema operacional usar as funcionalidades de um dispositivo.

Utilização: aceitar requerimetos abstratos do software independente de dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo

Aplicação: fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas 
de vídeo e rede, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, etc...). O Sistema Operacional de sua máquina recebe as instruções contidas no driver, as processa e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware

Host

Conceito formal: Computador central que controla e armazena programas e dados utilizados por outros computadores conectados a uma rede.

Meu Conceito: Um computador que “controla” os outros na mesma rede.

Aplicação: Aplicado para ser um computador central em uma rede, muito usado em LAN Houses e empresas.
Utilidade: Controlar e armazenar programas e dados de outros computadores em uma rede

MSN

Meu Conceito: O MSN é um mensageiro instantâneo.

Conceito Formal: A Rede Microsoft de Serviços ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos, onde o principal é a troca de mensagens instantâneas pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet.

Utilização: É um programa de mensagens instantâneas via Internet que foi desenvolvido para possibilitar que usuários de sistemas operacionais entrem em contato.

Aplicação: Ele atua em qualquer sistema operacional e serve para trocar mensagem de maneira instantânea.

WinZip

Meu conceito: É um compactador de arquivos que reduz o tamanho do arquivo

Conceito formal: É um dos mais populares programas de compactação utilizados pelos usuários da plataforma windows.

Aplicação: Ele é um software proprietário desenvolvido, com a finalidade de 
compactar arquivos para o formato zip . Também faz a descompactação de vários outros formatos, além do zip.

Utilidade: Compactar arquivos.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dicionário de informática

HUB

1º Meu conceito: É um dispositivo que conecta equipamentos a uma rede local. Ficam conectadas a um único ponto e cada equipamento tem sua própria conexão.
2º Conceito formal: Dispositivo utilizado para conectar os equipamentos numa rede local. As conexões ficam concentradas num único ponto, e cada equipamento com um segmento próprio. Sua principal vantagem é facilitar o gerenciamento da rede. Na eventualidade de um problema, em uma das máquinas ou nos cabos, o defeito fica restrito a um único segmento da rede, facilitando sua identificação e solução.
3º Aplicação: É aplicado em diversas redes como, própria nas lans house, mas ficam concentradas num único ponto.
4º Utilidade: Facilitar o gerenciamento da rede. Na eventualidade de um problema, em uma das máquinas ou nos cabos, o defeito fica restrito a um único segmento da rede, facilitando sua identificação e solução.


LAN HOUSE

1º Meu conceito: Lan house é um local onde se aloja diversos computadores, mas ligados a uma só rede que várias pessoas podem utilizar, só tem um problema, você pode correr risco de ser descoberto por outras pessoas.
2º Conceito formal: Estabelecimento comercial que loca o uso de computadores para jogos virtuais de última geração. Os jogos, normalmente, de conteúdo violento, são disputados simultaneamente, em tempo real, por diversos participantes, cada qual controlando os movimentos de um personagem que confronta com outros. Esse conceito, que surgiu na Coréia em 1996, baseia-se no uso uma rede local (LAN)
3º Aplicação: É aplicado em diversos estabelecimentos, com função de ajudar aqueles que não têm PC em casa entre outros.
4º Utilidade: Serve (para as pessoas que não tem computadores em casa) jogar jogos online com diversas pessoas que estão no estabelecimento, você também pode acessar seus emails e ver tudo o que acontece no mundo.


LOGIN

1º Meu conceito: Login serve para que você entre em uma conta com nome de usuário como: MSN, Orkut, jogos e etc.
2º Conceito formal: Código com o qual um usuário se identifica para acessar o servidor de uma rede. O mesmo que Logon.
3º Aplicação: Pode ser aplicado para entrar com o seu nome de usuários a contas cadastradas.
4º Utilidade: É útil para que junto com a senha não possa ser descoberto, ele é uma forma de ter privacidade.

REDE

1º Meu conceito: Conjunto de computadores ligados uns aos outros, compartilha programas e arquivos.
2º Conceito formal: Conjunto de computadores interligados, de modo a permitir aos usuários o compartilhamento de programas e arquivos. Uma rede pode ser permanente, quando a conexão é feita por cabo, ou temporária, quando por linha telefônica.
3º Aplicação: Pode ser aplicado em todos os tipos de computadores.
4º Utilidade: Serve para você trocar arquivos, imagens, jogos, emails e muitas outras coisas. Também pode criar contas online e ter sua privacidade.

VÍRUS


1º Meu conceito: É um programa que quando você o tem causa dano ao seu computador fazendo com que queime a placa mãe, com que seu PC fique mais lento etc.
2º Conceito formal: Programa desenvolvido com intenção nociva, que inserido em um computador, pode causar queda do seu desempenho, destruição de arquivos e disco rígido, ocupar espaço livre de memória, entre outros danos. As formas mais comuns de contaminação são os disquetes e arquivos enviados por correio eletrônico. Ex. Melissa.
3º Aplicação: Pode se aplicado se querer por pessoas desconhecidas ou até mesmo pessoa conhecidas e isso acaba co o seu PC.
4º Utilidade: É útil para pessoas que querem descobrir senhas de bando e etc.